Mensagem da Diretoria-Executiva

CENÁRIO DE 2019 E PERSPECTIVAS PARA 2020 –

A Fundambras tem a satisfação de apresentar a você este Relatório Anual de Informações referente ao exercício de 2019.

No início do ano, a Entidade implantou um novo sistema administrativo, como também passou a oferecer uma série de serviços online, proporcionando maior autonomia ao participante e reduzindo a burocracia e a emissão de papel.

Em março de 2019, entraram em vigor os novos regulamentos dos Planos Básico e Suplementar, que introduziram maior flexibilidade e modernidade aos planos oferecidos aos participantes.

Do lado econômico, o ano começou com perspectivas positivas para o Brasil. A entrada de um novo governo, munido de propostas de reestruturação e ideias pró-mercado, projetava crescimento do Produto Interno Bruto em 2,5%. A retomada da economia, porém, acabou se revelando mais lenta do que o esperado, e o PIB cresceu apenas 1,1%.

Ao longo do ano, eventos como o rompimento da barragem de Brumadinho, a crise na Argentina e a desaceleração global impactaram e impediram um processo mais firme da recuperação econômica no Brasil e no mundo.

Mudanças importantes foram implementadas no país, com o intuito de ajustar as contas do governo federal e fomentar a economia, incluindo a Reforma da Previdência, cortes consecutivos na taxa Selic, que terminou o ano em 4,5%, e a liberação dos saques do FGTS/PIS, que contribuiu para estimular as vendas no varejo.

Quando olhamos para os investimentos, sobretudo no mercado de renda variável, os resultados foram bem expressivos. A Bolsa de Valores ultrapassou a marca dos 100 mil pontos, o que foi um grande marco para o mercado de ações no Brasil.

Diante desse cenário, a Fundambras, administrando suas carteiras de forma conservadora, encerrou 2019 com rentabilidade total de 10,74% para o Plano Básico e 10,58% para o Plano Suplementar, comparado à referência atuarial de 10,56% (IPCA + 6%) e ao CDI de 5,96%.

PERSPECTIVA PARA 2020 – A economia brasileira tem perspectiva positiva, e os agentes econômicos tendem a investir em ativos de maior risco. Caso as reformas estruturais e a implementação de políticas econômicas se concretizem, o Brasil deve experimentar um cenário sem precedentes de baixas taxas de juros e inflação controlada por longo período.

As projeções para 2020 indicam aceleração do crescimento do PIB brasileiro para 2,3%, com inflação estimada em 3,61%. O crescimento global está projetado para alcançar até 2,5%, um pouco acima do registrado no ano passado, que foi impactado pela desaceleração das economias desenvolvidas e dos emergentes asiáticos.

O mercado estima que a taxa Selic permaneça em 4,5% ao ano ao longo de 2020, quando então deverá se iniciar um novo ciclo de alta até retornar para 6,5% em 2021.

As estimativas acima eram válidas até a disseminação global do coronavírus. Neste momento de incertezas no Brasil e no mundo, é importante manter a calma e lembrar que os investimentos da Fundambras são de longo prazo e sujeitos a volatilidade momentânea.

Entendemos que esta crise, como outras do passado, é um fenômeno passageiro, e estamos atentos ao momento, que também pode oferecer oportunidades para manutenção ou novas alocações dos recursos da Fundambras.

Desejamos a você uma boa leitura.