Educação Financeira e Previdenciária

Um momento de reflexão e aprendizado para você, que é participante do plano de benefícios e busca sua longevidade sustentável financeiramente.

VOCÊ NÃO PRECISA SER RICO

Para viver bem – e feliz – em sua longevidade, dinheiro importa, mas está longe de ser tudo

A pandemia do coronavírus colocou as pessoas diante de uma realidade que assombra toda a existência humana: a finitude da vida. É natural que a insegurança e o medo acompanhem a consciência subitamente aguçada, no mundo todo, por uma doença que ainda aguarda explicação científica completa.

Quem dá o alerta é a médica Ana Cláudia Arantes, que atua em cuidados paliativos, a especialidade que promove a qualidade de vida de pacientes terminais. São pessoas para quem resta cuidar do sofrimento em suas várias dimensões, pois da doença física a medicina já chegou a seu limite.

A doutora Ana Cláudia cita os cinco arrependimentos da pessoa que olha para trás após receber o diagnóstico de uma doença que abreviará sua finitude. Ela confirma as descobertas de outra estudiosa do assunto, a enfermeira australiana Bronnie Ware. A lista constitui uma lição para a vida que desejamos a nós e nossos entes queridos:

1. “Queria ter baseado a vida em minhas escolhas, não nas dos outros.”

2. “Queria ter expressado mais meus sentimentos de afeto, e também de raiva.”

3. “Queria ter passado mais tempo com meus amigos.”

4. “Queria ter trabalhado menos e ficado mais ao lado de quem amo.”

5. “Queria ter aproveitado mais as oportunidades de me fazer feliz.”

PLANEJAMENTO – Neste ano a Fundambras completa 40 anos de existência e certamente já superou diversas crises econômicas. Por isso, é compreensível a apreensão e preocupação que todos os participantes devem estar sentindo neste momento, porém agora é hora de dedicar tempo e energia na preservação da vida e da saúde familiar. O que podemos garantir é o nosso cuidado com o seu patrimônio, com foco na segurança e rentabilidade em longo prazo.

Nossa filosofia de investimento prudente permitiu à Entidade enfrentar os tempos turbulentos com equilíbrio e solidez, para preservar as condições de seu planejamento para o futuro.
Para Louis Frankenberg, um pioneiro das finanças pessoais no país e autor de livros como “Seu futuro financeiro”, o planejamento começa com o exercício mental de se transportar para sua vida em 20, 30 ou 40 anos. “Você precisa visualizar o que vai querer naquela época”, diz. “Você pode desejar uma vida boa, confortável, ser feliz com a família, não depender de outras pessoas e talvez deixar de trabalhar.”

Seja como for, a realização de seus desejos dependerá de uma preparação desde já. Para Frankenberg, a palavra-chave é diversificação dos investimentos. São várias as opções no mercado, desde um imóvel, passando por títulos do governo, títulos privados do Brasil e até no exterior. É recomendável ser cauteloso com essas opções, pois devem seguir de acordo com seu perfil de investidor e de cada fase da vida, para sua segurança. Importante é você não depender de uma só fonte de renda, porque algumas delas podem falhar lá na frente. “Os fatores imponderáveis têm importância tremenda, e é difícil medir todos os riscos de cada opção”, diz Frankenberg. “Quem diria em janeiro de 2020 que o Brasil estaria parado dois meses depois?”

APRENDIZADO – Mas investir em tantas opções diversificadas não requer que você seja rico? Não. Em primeiro lugar, a riqueza é relativa, pois cada pessoa tem um padrão de vida diferente, e uma expectativa razoável é que você não diminua o seu padrão na longevidade.

Ademais, no aspecto financeiro, você já parte na frente em sua jornada. Quanto mais jovem, mais tempo você terá para formar seu patrimônio aos poucos. Também não despreze o recebimento da aposentadoria oficial, que deverá suprir parte de suas necessidades. Seu dinheiro no FGTS encare como poupança de longo prazo, para sacar na aposentadoria. E você ainda conta com o saldo na Fundambras, formado por seus depósitos mais os da empresa e os rendimentos. Só aí, já são três fontes de renda futura.

Agora convidamos você a refletir sobre o que pode ser o mais valioso aprendizado da pandemia. As revelações da médica Ana Cláudia são profundamente humanistas, e promovem a riqueza da vida, muito além do aspecto material. E todos nós temos a chance de não nos arrependermos como os pacientes da doutora. Uma coisa é certa, a crise passará! Aproveite para criar, rever, retomar seus planos para o futuro e celebrar a vida.