Destaques do ano

Os fatos mais relevantes do ano, que fizeram sua Entidade de previdência privada elevar a qualidade da administração, dos investimentos, da comunicação, do atendimento, da fiscalização e do pagamento de benefícios, com o objetivo de prestar um serviço de excelência a você.

HISTÓRIA

A Fundambras é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar constituída em setembro de 1980, que administra dois planos de aposentadoria oferecidos exclusivamente aos empregados das empresas patrocinadoras da Entidade:

Plano Básico – Aprovado a funcionar desde o início da Entidade, é custeado pelas patrocinadoras, conforme regulamento do plano, porém também recebe contribuições de participantes, quando estes perdem o vínculo empregatício com as patrocinadoras e optam por se manterem no plano na condição de participantes autopatrocinados; e

Plano Suplementar – Aprovado a funcionar em setembro de 1988, é custeado pelos participantes, que podem, à sua opção, efetuar contribuições próprias de 1% a 5% do salário de participação, e pelas patrocinadoras, que efetuam contribuições mensais para o plano, em nome de cada participante, correspondentes a valor igual a 50% da Contribuição Básica feita pelos participantes.

Os participantes ativos do Plano Suplementar também podem fazer Contribuições Voluntárias de forma mensal, por desconto em folha de pagamento, com percentuais de 1% a 10% do salário de participação. Ou podem depositar de forma esporádica, sem limite de valor e carência. Sobre a Contribuição Voluntária as patrocinadoras não fazem contribuições.

As despesas administrativas de ambos os planos são custeadas pelas patrocinadoras e pelos participantes que se desligam da empresa e se mantêm vinculados à Fundambras, na condição de participantes autopatrocinados ou em Benefício Proporcional Diferido (BPD).

A aposentadoria e os demais benefícios dos planos são calculados com base no saldo de conta formado pelas contribuições do participante e das patrocinadoras, quando aplicável, acrescido dos rendimentos líquidos dos investimentos de cada plano.

NOVOS CONSELHEIROS

Iniciamos 2022 com o processo de seleção dos representantes dos participantes para os conselhos Deliberativo e Fiscal para o mandato de 01/04/2022 a 31/03/2025. De forma muito positiva, tivemos mais candidatos do que vagas, e com isso nomeamos representantes suplentes para uma eventual vacância.

Em abril, os novos representantes foram empossados para o próximo triênio. A todos os participantes do processo, nosso agradecimento e desejo de ótima gestão.

CONSELHO DELIBERATIVO
• João Claudio Vieira
• Vasco de Castro Ferraz Junior
• Luiz Alberto Roselli
• Ronaldo Silva Duarte (Suplente)

CONSELHO FISCAL
• Francisco Ferreira Santos
• Fábio Fernandez dos Santos (Suplente)

DE VOLTA PRA CASA

No primeiro trimestre, a administração da Fundambras retornou ao trabalho presencial, em formato híbrido. Esse novo modelo de trabalho nos proporcionou rever colegas e otimizar o trabalho com a interação social.

O trabalho em home-office tem aspectos muito positivos e nos trouxe algumas práticas que facilitam o dia a dia:

• Reuniões virtuais da Administração, Comitê de Investimentos, Conselhos e Diretoria.

• Manutenção da entrega de prova de vida por e-mail e sem reconhecimento de firma por autenticidade.

• Suporte psicológico estendido aos assistidos e oferecido pelo programa Lotus.

PROCESSOS APROVADOS

No segundo trimestre, os principais controles e processos da Entidade foram auditados pela Auditoria Corporativa do grupo Anglo American, e aprovados com o nível mais alto da avaliação (“Good”). Foi destacada a qualidade do atendimento de nossos profissionais aos auditores, com comunicação clara e técnica.

TRANSPARÊNCIA PARA VOCÊ

Criamos a página “Transparência” no site da Fundambras, com o intuito de consolidar informações relacionadas à administração, auditorias externas, atuariais, contábeis, demonstrações financeiras, estatística de participantes, investimentos e relatórios anuais. Ali você encontra as informações classificadas por assunto, de forma fácil e intuitiva. Faça uma visita e comprove!

NOVOS PROCEDIMENTOS

A administração da Entidade aprimorou processos e controles internos, adequou-se a obrigações legais e efetuou movimentos nas carteiras de investimentos:

• Implementação da Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo.

• Revisão do estudo de imunização do Passivo Atuarial dos Planos de Benefícios.

• Conclusão da venda dos 13 andares do Edifício Chrysler, no centro de São Paulo, para futura realocação dos recursos em outras classes de ativo.

• Alteração da taxa de juros utilizada na avaliação atuarial de 2022, de 4,95% para 5,95%, aprovada pela Previc, o órgão regulador dos fundos de pensão.

ORÇAMENTO ENXUTO

A Fundambras vem anualmente controlando suas despesas em linha com o planejado. De fato, as contas de 2022 mostram que a realização orçamentária ficou abaixo do estimado, e os custos sobem consistentemente menos que a inflação. Veja mais detalhes na seção de Investimentos.