Destaques do ano

Os fatos mais relevantes do ano, que fizeram sua Entidade de previdência privada elevar a qualidade da administração, dos investimentos, da comunicação, do atendimento, da fiscalização e do pagamento de benefícios, com o objetivo de prestar um serviço de excelência a você.

HISTÓRIA

A Fundambras é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar instituída em setembro de 1980, que administra dois planos de aposentadoria oferecidos exclusivamente aos empregados das patrocinadoras da Entidade:

Plano Básico – Aprovado a funcionar desde o início da constituição da Entidade, é custeado pelas patrocinadoras, conforme regulamento do plano, porém também recebe contribuições de participantes, quando estes perdem o vínculo empregatício com as patrocinadoras e optam por se manterem no plano na condição de participantes autopatrocinados; e

Plano Suplementar – Aprovado a funcionar em setembro de 1988, é custeado pelos participantes, que podem, à sua opção, efetuar contribuições próprias de 1% a 5% do salário de participação, e pelas patrocinadoras, que efetuam contribuições mensais para o plano, em nome de cada participante, correspondentes a valor igual a 50% da Contribuição Básica feita pelos participantes.

Com as alterações regulamentares vigentes desde março de 2019, aos participantes ativos também foi dada a opção de contribuírem mensalmente, de forma voluntária, com percentuais de 1% a 10% do salário de participação, através de desconto em folha de pagamento, porém sem contribuições sobre este valor por parte das patrocinadoras.

Ainda sobre as contribuições, as novas regras regulamentares trouxeram acesso a contribuições voluntárias esporádicas a todos os participantes do Plano Suplementar, sem limite de valor e carência.

Quanto às despesas administrativas, em ambos os planos os valores correspondentes são pagos mensalmente pelas patrocinadoras e pelos participantes que se desligam e se mantêm vinculados à Fundambras, nas condições de participantes autopatrocinados e vinculados.

Os benefícios também em ambos os planos são calculados com base nos saldos de conta formado pelas contribuições das patrocinadoras e participantes quando aplicável, acrescidas dos respectivos rendimentos líquidos de cada plano.

CUIDADOS NA PANDEMIA

Em função da continuidade da pandemia da covid-19, mantivemos em 2021 algumas ações tomadas no ano anterior com o objetivo de preservar a segurança e a saúde dos empregados e participantes.

O regime de trabalho em home-office se manteve, bem como as reuniões virtuais dos Conselhos e Diretoria, sem que isso prejudicasse a administração e deliberações da Entidade.

A entrega de prova de vida continua sem a obrigatoriedade de reconhecimento de firma por autenticidade, e a Anglo American, na sequência do programa Lotus, manteve o suporte psicológico durante o período de isolamento social, através da área de Relações Humanas e Saúde Mental.

Apesar da continuidade do isolamento social em 2021, a Administração da Entidade teve de atender a novas obrigações legais e continuou aprimorando alguns controles e processos internos.

• Nova planificação contábil – Instrução Normativa Previc nº 31, de 28/08/2020;

• Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais da Fundambras, em conformidade com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados;

• Ajustes no sistema administrativo para automatização de processos.

 

 

PATROCINADORAS

Empresas que oferecem a previdência privada a você.

  • Anglo American Minério de Ferro Brasil S/A
  • Anglo American Níquel Brasil Ltda.
  • Birla Carbon Brasil Ltda.
  • Ferroport Logística Comercial Exportadora S/A
  • Fundambras Sociedade de Previdência Privada
  • Mineração Tanagra Ltda.