Mensagem da Diretoria-Executiva

Cenário de 2021 e perspectivas para 2022

Neste momento em que a sociedade retoma a vida cotidiana com a normalidade possível, ao mesmo tempo que experimenta novos modelos de trabalho, a Fundambras tem a satisfação de apresentar a você o Relatório Anual de Informações referente ao exercício de 2021.

Vivemos dois anos de severas restrições da pandemia, em que promovemos mais que a natural segurança financeira através da poupança previdenciária. Nos momentos mais críticos, a Fundambras e as patrocinadoras da Entidade ofereceram programas de suporte à saúde mental do participante ativo, que foram estendidos ao aposentado, em posição possivelmente mais fragilizada por não se encontrar na empresa.

Em 2021, o balanço das atividades da Fundambras está repleto de realizações. Prosseguimos com êxito na administração transparente do plano, recolhendo contribuições, investindo os recursos e pagando benefícios. Os números ajudam a comprovar o crescimento e o fortalecimento da Entidade. Ultrapassamos duas marcas históricas, de patrimônio acima de 1 bilhão de reais e mais de 10 mil participantes, conforme você observa na seção Destaques do Ano deste Relatório.

Os cuidados com a segurança e a saúde dos participantes e empregados foram mantidos, com o atendimento online e o trabalho em home office. Reuniões virtuais garantiram a continuidade da administração. Para o participante aposentado, a entrega da prova de vida foi desburocratizada.

Uma novidade neste Relatório é a apresentação do resultado dos investimentos não apenas pelos planos Básico e Suplementar, mas também abertos pelos perfis Renda Financeira e Renda Vitalícia. Os dados são publicados todo mês no site da Entidade, mas aqui foram incluídos em gráficos de longo prazo, desde 2012, o ano de início dos perfis. Por sinal, a escolha de perfis de investimentos pelo participante faz cada vez mais sentido em fundos de pensão, e sua implantação está em estudos na Fundambras. Confira na seção Investimentos.

No cenário econômico, 2021 quebrou as expectativas de todas as análises do início do ano. Os juros básicos dispararam de 2,00% para 9,25% ao ano. A inflação subiu a 10,06% no período. E o índice Bovespa, da bolsa brasileira, recuou 11,93%. Como resultado, poucos fundos de pensão bateram sua meta atuarial, que é uma referência para o retorno dos investimentos, composta de inflação mais taxa de juros. Ainda assim, o desempenho das carteiras financeiras da Fundambras foi 3,48% no Plano Básico e 3,97% no Plano Suplementar, acima da mediana do mercado, 2,71%.

Iniciamos 2022 com a esperança de que a retomada gradual das atividades possa reparar as perdas dos mais atingidos pela pandemia, ao menos no aspecto financeiro. Entendemos que a economia global, em especial os mercados financeiros, ainda passem por bastante turbulência com os desdobramentos da invasão da Ucrânia pela Rússia e, no Brasil, com o processo eleitoral extremamente polarizado. No que toca à administração da Fundambras, seguiremos com a mão firme no leme, atentos às movimentações de mercado, para proporcionar a você um futuro financeiro mais tranquilo.

Boa leitura!