Mensagem da Diretoria-Executiva

Cenário de 2020 e perspectivas para 2021

Em 2020, a Fundambras completou 40 anos de história. São quatro décadas defendendo a importância da previdência complementar, investindo recursos, pagando benefícios e contribuindo para a segurança financeira de nossos participantes e seus familiares.

Com a expectativa de que esta jornada continuará por outras décadas, a Fundambras tem a satisfação de apresentar a você o Relatório Anual de Informações referente ao exercício de 2020.

O ano em que a Entidade atingiu esse importante marco foi cercado de muitos desafios e incertezas sobre a saúde e a vida de cada um. Com o distanciamento e a necessidade de proteção, todos tivemos de nos adaptar para continuar cumprindo com os objetivos da Entidade e trazer algum conforto e segurança para os participantes.

O forte impacto social e econômico da pandemia deixou clara a importância de se formar uma poupança de longo prazo através de um plano de previdência complementar como os da Fundambras. Também reconhecemos o indispensável apoio de uma empresa patrocinadora que valoriza o aspecto humano do empregado e contribui para seu futuro.

Segurança e cuidado foram as palavras-chaves da Fundambras em 2020. Implementamos o home office, adaptamos processos e a forma de trabalhar, mantivemos reuniões de forma virtual e oferecemos consultoria financeira e suporte psicológico para os nossos participantes.

Na economia, o cenário econômico e financeiro não esteve para amadores em 2020. Todos os mercados mundiais foram altamente impactados pela pandemia. A fase mais crítica ocorreu entre março e maio, com a imposição de várias medidas restritivas, como cancelamento de voos, fechamento de escolas e medidas de confinamento e isolamento. Situações pontuais perduram até hoje em diversas nações.

Nos investimentos, a Fundambras manteve sua linha mais conservadora na gestão, porém efetuou algumas pequenas mudanças que trouxeram resultados positivos para os planos, que encerraram 2020 com rentabilidade total de 8,91% para o Plano Básico e 6,33% para o Plano Suplementar. No mesmo período a variação do índice de referência de renda fixa mais conhecido (CDI) foi 2,75%, a inflação (IPCA), 4,52%, e a referência ou meta atuarial dos planos foi 10,27%. Veja os resultados detalhados na seção Investimentos deste Relatório.

Perspectivas para 2021

As perspectivas para o Brasil e para maioria das nações não são claras. Apesar de a pandemia estar longe de uma solução, a vacinação acalma e gera esperança para o futuro.

Mesmo com todas essas incertezas, temos de continuar trabalhando na formação da poupança de longo prazo dos nossos participantes. Dessa forma, e com o suporte de nosso consultor de investimentos, construímos um cenário de curto e médio prazo (5 anos) para tomarmos as decisões de investimentos em 2021: inflação 3% (INPC), CDI médio 4%, crescimento do Ibovespa em 10% etc.

Prosseguimos com o atendimento virtual ao participante o mais abrangente possível, a fim de reduzir os impactos e ampliar a proteção de todos.

E não deixamos de pensar nas melhorias futuras do plano. Estamos estudando a possibilidade de oferecer a você novas opções de investimento, que levam em conta a diferença entre as pessoas.

Recomendamos que você continue adotando as medidas de proteção e combate à covid-19, e que em breve possamos estar mais próximos e com saúde.

Boa leitura!